quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Imagine na Copa!

Ex-ministro foi à universidade falar da organização de eventos esportivos

Silva passou o cargo à Aldo Rebelo para disputar as eleições 2012.

"Não podemos nem pensar na hipótese de um outro 'maracanasso'". Com essa afirmação, o então ministro do esporte, Orlando Silva, encerrou sua participação em entrevista concedida à jornalistas, no auditório da Universidade Nove de Julho, em agosto de 2010. Sem abrir mão das frases de efeito e dos termos positivos, Silva cumpriu o esforço federal de semear otimismo na população, com a realização da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.

O tema norteador do (dito) debate questionava se o Brasil está pronto para sediar os festejos esportivos. Entretanto, os pontos altos da sabatina giraram em torno, mesmo, do estádio paulista escolhido para abrigar jogos do mundial de futebol. Ao ponto do ministro dar, de bandeja, uma manchete ao afirmar: "O Sport Clube Corinthians salvou a Copa do Mundo em São Paulo".

Ainda que, em certo instante, tivesse deixado a sensação de ter um coração corintiano, Orlando Silva disse não acreditar em favorecimento ao alvinegro paulista. Nessa hora, lhe faltou ser suficientemente enfático, com seu jogo de palavras, para dar fim à novela do jogo de abertura do próximo mundial de futebol em São Paulo e encerrar as suspeitas de que tenham tirado da cartola um presentão para o "Timão".

Com isso, ficou difícil dar ênfase aos projetos de incentivo do governo ao setor privado, para que estes invistam em setores como transporte, saúde, hotelaria e infra-estrutura - incluindo a construção de estádios, como o do Corinthians. Mas, nem mesmo, ao tratar desses detalhes, o ministro desafinou. Falou, inclusive, o previsível: o prazo estabelecido pela FIFA (Dezembro de 2012) não será cumprido. Somente o necessário para a Copa das Confederações.

Terminada as “discussões”, ficou explícita uma aparente despreocupação dos organizadores dos eventos com o tempo, tal qual a evidência de que o Brasil, realmente, não está preparado para sediar os shows de esporte a que se propôs. Porém, como respondeu o ministro do esporte, no início do debate, "O Brasil estará preparado para a Copa do Mundo de 2010 e as Olimpíadas de 2016."

Outras repercussões do evento podem ser vistas no site da faculdade e no exemplar da época do jornal "Brasil Econômico", representado por um de seus jornalistas no encontro com o ex-ministro dos esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...