domingo, 30 de setembro de 2012

Dos estúdios de TV...


Experiência e irreverência marcam palestra com Celso Zucatelli

Celso Zucatelli: talento até para posar para fotos.
A saída do mundo das notícias para integrar um projeto voltado ao entretenimento, a realidade de encarar a repercussão de uma notícia errada que divulgou e a "saia justa" de presenciar uma falha em plena transmissão do jornal, ao vivo. Celso Zucatelli pode ser conhecido recente do grande público, mesmo assim tem muita história para compartilhar. Mas nada chamou mais a atenção dos estudantes de jornalismo, para quem ele palestrou na noite da última quarta-feira (26), que o seu bom humor.

O jornalista e apresentador da Rede Record, nem de longe, correspondeu ao esteriótipo sério e comportado de parte dos profissionais da TV. Apesar de não estar sozinho no palco de uma universidade particular de São Paulo, Zucatelli roubou a cena com comentários, entre uma história e outra. Fez também relatos engraçados, como quando comentou que "pagava a faculdade e o pão com ovo" na época de estudante.

O esclarecimento sobre a divulgação da morte de um colega de TV, Amin Khader, dada por ele no programa "Hoje em dia", e que não era verdade, foi o único assunto responsável por arrancar seriedade do rosto do apresentador.  Ao ser questionado diretamente por uma aluna do oitavo semestre, que subiu ao palco, Celso Zucatelli assumiu: "Essa informação foi apurada de forma errada". Como estava em uma faculdade para dividir experiências com os alunos, o jornalista aproveitou o momento para deixar sua maior lição do encontro. "A pior coisa é você errar e não admitir que errou", disse.

Zucatelli começou sua carreira no jornal impresso, antes de chegar à televisão passando por canais como Bandeirantes e TV Cultura de São Paulo. Teve alguma experiência no rádio e, hoje, divide a apresentação do matutino "Hoje em dia" com Cris Flores e Edu Guedes. Sua mudança de área, inclusive, também tornou-se um dos momentos relatados com irreverência. Celso não escondeu a empolgação ao dizer que "tirou a gravata, depois de 20 anos" no jornalismo factual, além de ter tirado os óculos, perdido peso e cortado o cabelo para adotar um visual mais despojado. "A gente tem que estar preparado para qualquer oportunidade", afirmou, após explicar ter escolhido a Rede Record, graças ao objetivo da emissora de chegar ao primeiro lugar.

Passado algumas horas da palestra à estudantes de jornalismo, Celso Zucatelli se sentiu a vontade para encenar momentos engraçados, no qual esteve presente, como no dia em que foi derrubado durante a cobertura da festa de torcedores corintianos, ou em um outro, quando uma colega desprevenida arrancou gargalhadas da produção com uma série de erros. Diante de outras perguntas, Celso afirmou que "o mundo ficou pequenininho", ao falar sobre o considerável número de produções importadas para a TV brasileira, e ressaltou o valor do diploma de jornalismo que, para ele, não faz diferença sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...