sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Falando em eleições...


Debates ainda têm destaque na corrida eleitoral

A política brasileira têm muitos defeitos. Não por acaso o assunto é um dos mais desagradáveis, além de rejeitado pela população. Porém, em período eleitoral, ignorar o tema é quase inevitável, devido, entre outras coisas, ao trabalho da mídia. Um exemplo relevante desse trabalho está na realização dos debates: encontros entre candidatos a cargos eletivos para discutir propostas de governo.

O debate de 1989 entre Lula e Collor foi realizado pelas 4 grandes emissoras de TV da época.

O debate já mostrou sua importância em um momento crucial da história nacional. Em 1989, o encontro entre os candidatos do segundo turno à presidência do Brasil, Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva, foi repercutido em resumo por uma das maiores emissoras TV, ocasionando uma escolha nas urnas que, posteriormente, se mostraria equivocada. Mas o que aconteceria se a íntegra daquele debate tivesse sido acompanhada por todos e confrontado com o polêmico resumo?

As críticas de senso comum que recaem sobre a política não são os únicos impecílios para garantir algum reconhecimento a um debate eleitoral. Eles são exibidos, em grande parte, na TV em horário íngrato, com um formato rígido e pouco atraente. Jornalistas, em alguns casos, podem até participar, sem a oportunidade de opinar.

Apesar disso, acompanhar a desenvoltura dos candidatos, cara-a-cara, pode ser revelador. Na disputa pelos votos do eleitor, eles não contam com a ajuda de jingles, efeitos visuais e discursos decorados. A habilidade do improviso, aliada a desenvoltura verbal e gestual, além do uso do conhecimento são detalhes que fazem a diferença.

Para avaliar os quesitos de apresentação e exposição de ideias, o expectador não deve se pegar exclusivamente às comparações. O principal desafio é reconhecer qual candidato responde (ou chega próximo de responder) às duvidas e anseios particulares. Uma estratégia suficientemente satisfatória até para não cair em algumas armadilhas da organização do evento que provocam embates entre determinados concorrentes, com o intuito de polarizar as discussões.

Durantes as eleições, nenhum outro evento expõe as nuances de um candidato como o debate. Ainda que haja uma preparação especial para esse encontro e a imposição de regras pelos partidos, com muita atenção se evidenciam as particularidades de cada político. Mas como todos são políticos, fica a última sugestão: adote critérios de eliminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...