Reportagem é convertida ao interesse do veículo
Um fato: as características do meio de comunicação interferem diretamente na abordagem sobre um assunto. Os impressos, por exemplo, têm possibilidades maiores de aprofundamento, do que a TV, sujeita a barreira severa do tempo e a necessidade de agregar elementos visuais e auditivos ao texto, entre outras coisas, para reforçar a mensagem. Mas um elemento superior também pode influenciar na condução de uma reportagem.
Neste mês de julho, a realização da Marcha para Jesus, em São Paulo, serviu como ponto de partida para que o crescimento do número de evangélicos no Brasil virasse manchete em alguns veículos. Entre eles, a revista "Carta Capital" e o programa "Domingo Espetacular", da TV Record.
A emissora de TV paulistana abordou o assunto não só por conveniência da data. O dono da Record é Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Uma vertente neopentecostal das igrejas evangélicas, nascidas após a reforma protestante, ocorrida na Europa, por conta de descontentamentos com dogmas da Igreja Católica.
Aliás, o contexto histórico, assim como a divulgação dos números que comprovam a conversão religiosa dos brasileiros foram pontos destacados na matéria do "Domingo Espetacular". Junto a isso, depoimentos emocionados de fiéis, o trabalho social dos religiosos, o empenho na pregação e o movimento de um mercado gospel sob uma trilha sonora emocionante. A visão dos entrevistas, inclusive, deixavam a impressão única do quanto valeu a pena mudar de religião.
'O Brasil evangélico' foi capa da Carta Capital número 707, de 25 de julho. |
Diante do exposto, conhecer a característica, origem e interesse deste ou daquele veículo de comunicação pode não ser novidade. Mas se habituar a encarar os exemplos constantes de suas conduções e até onde pretendem chegar é importante para entender melhor se o objetivo de suas matérias é, realmente, informativo e visa nos atender.
A seguir, a reportagem completa exibida pelo "Domingo Espetacular".
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