domingo, 29 de julho de 2012

Em nome de quem?

Reportagem é convertida ao interesse do veículo

Um fato: as características do meio de comunicação interferem diretamente na abordagem sobre um assunto. Os impressos, por exemplo, têm possibilidades maiores de aprofundamento, do que a TV, sujeita a barreira severa do tempo e a necessidade de agregar elementos visuais e auditivos ao texto, entre outras coisas, para reforçar a mensagem. Mas um elemento superior também pode influenciar na condução de uma reportagem.

Neste mês de julho, a realização da Marcha para Jesus, em São Paulo, serviu como ponto de partida para que o crescimento do número de evangélicos no Brasil virasse manchete em alguns veículos. Entre eles, a revista "Carta Capital" e o programa "Domingo Espetacular", da TV Record.

A emissora de TV paulistana abordou o assunto não só por conveniência da data. O dono da Record é Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Uma vertente neopentecostal das igrejas evangélicas, nascidas após a reforma protestante, ocorrida na Europa, por conta de descontentamentos com dogmas da Igreja Católica.

Aliás, o contexto histórico, assim como a divulgação dos números que comprovam a conversão religiosa dos brasileiros foram pontos destacados na matéria do "Domingo Espetacular". Junto a isso, depoimentos emocionados de fiéis, o trabalho social dos religiosos, o empenho na pregação e o movimento de um mercado gospel sob uma trilha sonora emocionante. A visão dos entrevistas, inclusive, deixavam a impressão única do quanto valeu a pena mudar de religião.

'O Brasil evangélico' foi capa da Carta Capital número 707, de 25 de julho.
Já, a publicação de Mino Carta foi além, entre prós e contras, na cobertura do trabalho das grandes igrejas evangélicas. A ramificação no campo da política, mencionada rapidamente pelo jornalismo da Record, foi mais bem explorada nas linhas da "Carta Capital". No mais, a análise detalhada de estudiosos especializados, a revelação de crentes que abandonaram a igreja e o esclarecimento sobre rótulos dedicados aos evangélicos, devido a estrutura empresarial das igrejas tornou-se um diferencial comprovado.

Diante do exposto, conhecer a característica, origem e interesse deste ou daquele veículo de comunicação pode não ser novidade. Mas se habituar a encarar os exemplos constantes de suas conduções e até onde pretendem chegar é importante para entender melhor se o objetivo de suas matérias é, realmente, informativo e visa nos atender.

A seguir, a reportagem completa exibida pelo "Domingo Espetacular".

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