domingo, 12 de agosto de 2012

Entretenimento em pauta


Novela rouba a cena pela web e vira notícia

Reprodução de Veja postada em sua Fanpage
Entre os vários critérios estabelecidos para que um fato se torne notícia, a sua relevância e importância para o cotidiano social, geralmente, têm prioridade. No entanto, existem casos no qual a repercussão de um assunto, independente da função essencialmente informativa, acaba ganhando destaque. A novela "Avenida Brasil", exibida pela TV Globo, tornou-se um exemplo disso ao estampar a capa de Revista Veja de 8 de agosto de 2012. Mas de quem foi a culpa por esse produto de entretenimento ser tratado como notícia?

"Isso é culpa da Rita!", segundo o gesto de diversos usuários das redes sociais, que repercutiram, ou compartilharam, a frase dita pela suposta vilã do folhetim, Carminha, interpretada pela atriz Adriana Esteves. A antagonista, diga-se de passagem, foi o maior exemplo do sucesso da novela das nove horas entre o público. Uma página (Fanpage), batizada de "Conselhos da Carminha", chegou a ser criada no "Facebook" retratando as expressões marcantes da intérprete da personagem, acompanhada de suas metáforas e frases de efeito.

O fio condutor de "Avenida Brasil" (escrita por João Emanuel Carneiro) é a vingança - a mocinha, Rita/ Nina, luta para fazer Carminha pagar pelo que a fez sofre no passado. Por isso, a publicação da Editora Abril usou o tema como ponto de partida para encaminhar sua principal reportagem da edição de uma semana em que começava a ser julgado um dos maiores escândalos políticos da história do Brasil. No decorrer do texto, elementos literários e de conceituadas obras cênicas são identificados no interior da trama, até que se chegue a um dos maiores motivos do resultado positivo da novela: a intérprete de Carminha. Inevitavelmente, a matéria se rende aos atrativos do entretenimento, responsáveis por garantir a boa aceitação da produção da Globo.
Os "Conselhos da Carminha" e a fixação com Rita viraram piada na internet.
"Avenida Brasil" conseguiu ir além do seu espaço de veiculação, a TV, para invadir uma plataforma em ascensão: a internet. Em outro momento decisivo da telenovela, a frase "Me serve, vadia! Me serve!", pronunciada pela protagonista Rita, vivida por Débora Falabella, também conquistou as redes sociais. Passado algum tempo, chegou a virar letra de funk disponível em vídeo publicado no Youtube. A todo momento, o poder de mobilização existente na web demonstra seu potencial e chama atenção dos veículos tradicionais, interessados em entendê-lo para garantir seu espaço.

Essa não foi a primeira vez que uma novela roubou a cena no noticiário. A antecessora de "Avenida Brasil", "Fina Estampa", também virou pauta na capa da Veja, graças à sua grande audiência e o enredo dedicado a destacar o surgimento da "nova classe C". Porém, a atual novela das nove agrega outras questões, que vão além da nova configuração de um público. E, pelo visto, ao virar notícia, esses fenômenos são tratados como uma espécie de novela da vida real.

A seguir, o funk inspirado na cena marcante da reviravolta de Rita/ Nina sobre Carminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...